Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
A vacina contra a gripe estará na Unidade Básica de Saúde de Florínea até o dia 31 de maio. “Não coloque a sua vida e a de quem você ama em risco. Vacine contra a gripe”.
A gripe é causada por um vírus que sofre mutação, ou seja, ele muda com frequência e nosso organismo não consegue se proteger sozinho. Por isso, todo ano podemos pegar gripe de um vírus diferente. Por isso a importância da vacinação.
Você pode achar que todo ano é a mesma coisa, mas neste ano de 2019 houve algumas alterações importantes, principalmente no que diz respeito a quem pode receber a vacina.
Neste ano, a faixa-etária do público infantil foi ampliada, até o dia 18 de abril, serão priorizadas crianças e gestantes, grupos mais vulneráveis às complicações causadas pela influenza. E gestantes e crianças poderão atualizar as demais vacinas previstas na Caderneta de Vacinação.
A composição da vacina foi alterada, de acordo com os vírus mais frequentes, neste ano, no hemisfério sul. Portanto, a vacina deste ano é diferente de 2018. Todos os brasileiros podem tomar a vacina. Porém, como não há imunizantes disponíveis para toda a população, o governo define alguns públicos que são mais suscetíveis à doença.
Quem pode tomar a vacina gratuitamente na rede pública são crianças de 6 meses até 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos (mais de 60 anos), povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), portadores de doenças crônicas, professores das redes pública e privada, profissionais de saúde, funcionários do sistema prisional e adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
Essa definição também é baseada em estudos epidemiológicos e no comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. Por isso, são priorizadas as populações com maior chance de complicações e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave.
A vacina contra a gripe estará na Unidade Básica de Saúde de Florínea até o dia 31 de maio. “Não coloque a sua vida e a de quem você ama em risco. Vacine contra a gripe”.
.
.
.
.