Florínea, terça-feira, 16 de agosto de 2022 Telefone (18) 3377-0620

Saúde - Terça-feira, 23 de Abril de 2019

Começou a vacinação contra a Gripe!

A vacina contra a gripe estará na Unidade Básica de Saúde de Florínea até o dia 31 de maio. “Não coloque a sua vida e a de quem você ama em risco. Vacine contra a gripe”.

Começou a vacinação contra a Gripe!

A gripe é causada por um vírus que sofre mutação, ou seja, ele muda com frequência e nosso organismo não consegue se proteger sozinho. Por isso, todo ano podemos pegar gripe de um vírus diferente. Por isso a importância da vacinação.

Você pode achar que todo ano é a mesma coisa, mas neste ano de 2019 houve algumas alterações importantes, principalmente no que diz respeito a quem pode receber a vacina.

Neste ano, a faixa-etária do público infantil foi ampliada, até o dia 18 de abril, serão priorizadas crianças e gestantes, grupos mais vulneráveis às complicações causadas pela influenza. E gestantes e crianças poderão atualizar as demais vacinas previstas na Caderneta de Vacinação.

A composição da vacina foi alterada, de acordo com os vírus mais frequentes, neste ano, no hemisfério sul.  Portanto, a vacina deste ano é diferente de 2018. Todos os brasileiros podem tomar a vacina. Porém, como não há imunizantes disponíveis para toda a população, o governo define alguns públicos que são mais suscetíveis à doença.

Quem pode tomar a vacina gratuitamente na rede pública são crianças de 6 meses até 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos (mais de 60 anos), povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), portadores de doenças crônicas, professores das redes pública e privada, profissionais de saúde, funcionários do sistema prisional e adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Essa definição também é baseada em estudos epidemiológicos e no comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. Por isso, são priorizadas as populações com maior chance de complicações e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Versão do sistema: 2.0.0 - 11/08/2022

Portal atualizado em: 15/08/2022 19:13:52