Turismo - Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021

FLORÍNEA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA E APRESENTA PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO

Foi realizada na Câmara Municipal de Florínea na manhã de 21 de setembro a Audiência Pública do Turismo, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Conselho Municipal de Turismo. O evento teve como objetivo a revisão do Plano Diretor de Turismo e o debate sobre ações que sirvam para alavancar o setor na cidade. Na oportunidade também foi apresentado em primeira mão o projeto do Balneário Municipal, que passou a ser gerido por uma concessionária (por meio da Concessão Pública nº001/2021) e se tornará um moderno e atrativo Pesqueiro, que também vai contar com diversas outras atividades de lazer e esporte, transformando-se em um local que deve atrair não só a população florinense, mas de toda a região e do Norte do Paraná.

Participaram da Audiência Pública o prefeito Paulo Eduardo Pinto, o Duda; a primeira-dama e secretária do Bem Estar Social, Rosilene Ferreira Pinto; representando a Câmara Municipal o vereador Sérgio Lopes da Silva, o Quejo; o secretário de Cultura e Turismo, Ítalo Garcia; o presidente do Conselho Municipal do Turismo, Cristiano Arcanjo; secretários e coordenadores municipais; população e empresários.

No uso da palavra o prefeito Duda comentou que nos primeiros quatro anos de mandato foi preciso dispensar energia e foco de toda a equipe da Administração na recuperação financeira do município, além da credibilidade da Prefeitura junto a fornecedores.

“Agora, com a casa em ordem, podemos nos dedicar a projetos como o desenvolvimento de nosso Turismo, que pode ser tornar uma grande fonte de renda para a população e uma alavanca para o desenvolvimento da cidade. Não há no Vale do Paranapanema uma cidade que tenha o potencial turístico de Florínea e temos que usar isso a nosso favor. Nosso grande objetivo é ir além do selo de MIT (Município de Interesse Turístico), nossa meta é, com muito trabalho e planejamento, transformar Florínea em uma Estância Turística”, disse ele.

Já o secretário Ítalo destacou que o desenvolvimento do Turismo no município é um trabalho de duas vias. Segundo ele, de nada adiantará a Prefeitura se mobilizar, sem a união com a população, em especial os comerciantes. “A maior participação nesse processo não é do Poder Público, é da população, em especial dos comerciantes. Para que Florínea desenvolva o seu Turismo e gere renda, é necessária a união de todos. Vamos buscar maneiras de incentivar uma maior participação de nosso comércio nesse projeto que trará benefícios a todos”, afirmou.

A audiência também teve a presença do mestre e master em Promoção e Publicidade em Turismo, Luiz Fernando Neves Alves, que ao final promoveu uma dinâmica de grupo envolvendo todos os participantes.