Florínea, segunda-feira, 27 de junho de 2022 Telefone (18) 3377-0620

Saúde - Quinta-feira, 11 de Novembro de 2021

FLORÍNEA RECEBE A UNIDADE MOVEL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER

O município recebeu nesta quarta, 10 de novembro, o ônibus da AAPC Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente. A Unidade Móvel tem a estrutura de um consultório ginecológico para a realização de exames preventivos de Papanicolau.

Foram realizados 67 exames, marcando assim um novo recorde de coleta, tendo em vista que em nossa UBS já havia sido realizado o mesmo procedimento no mês anterior que é a campanha do Outubro Rosa, mês este voltado para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Vale lembrar que a Secretaria Municipal de Higiene e Saúde realiza durante todo o ano o exame de prevenção.

A equipe da Estratégia Saúde da Família do município teve grande mérito nesta marca, pois além de fazer parte da organização durante os atendimentos, exerceu um papel fundamental na conscientização destas mulheres durante os atendimentos domiciliares que são realizados periodicamente.

O exame consiste em coletar células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações presentes no órgão que podem indicar o Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero, sendo também utilizado para detectar algumas infecções sexualmente transmissíveis, como, por exemplo, a candidíase.

Portal atualizado em: 27/06/2022 08:49:17