FLORÍNEA PARTICIPA DO XVII DIÁLOGO INTERBACIAS: TODOS PELA ÁGUA.

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 20 de Agosto de 2019


FLORÍNEA PARTICIPA DO XVII DIÁLOGO INTERBACIAS: TODOS PELA ÁGUA.

De 14 a 16 de agosto foi realizado no município de São Pedro o XVII Diálogo Interbacias: Todos pela Água. O evento foi organizado pelos Comitês de Bacias Hidrográficas Paulistas e teve como principal assunto os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conhecidos como “Acordo de Paris”, onde os países têm 169 metas a serem cumpridas, usando como parâmetros 241 indicadores.

O evento reuniu 21 comitês de Bacia Hidrográfica do Estado de São Paulo e Florínea, foi representada pela Bióloga Estela Barreiro.

O tema do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos de 2019 e tema do Dia Mundial da Água deste ano foi “Não deixar ninguém para trás”. Este tema é central no compromisso da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que visa permitir que todas as pessoas em todos os países se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e a atinjam a plena realização dos direitos humanos.

De acordo com o texto publicado originalmente no site da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, em 22 de março de 2019, a Agenda 2030 traz 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que são indivisíveis e integrados.

A melhoria no acesso a água e a saneamento está entre os principais obstáculos para a realização dos direitos humanos, assim como para o alcance dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável desta Agenda. O Tema do Dia Mundial da Água 2019 chamou a todos para contribuir para melhorar a gestão dos recursos hídricos e criar ações coletivas para alcançar a universalização do acesso a água potável e saneamento seguros e acessíveis para todos, a fim de contribuir para erradicar a pobreza e construir sociedades pacíficas e prósperas, garantindo que “ninguém será deixado para trás” no caminho rumo ao desenvolvimento sustentável.

Os 17 objetivos da agenda de desenvolvimento sustentável são:
Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem Estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água Potável e Saneamento; Energia Limpa e Acessível; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Ação Contra a Mudança Global do Clima; Vida na Água; Vida Terrestre; Paz. Justiça e Instituições Eficazes; e Parcerias e Meios de Implementação.

Prefeitura Municipal


Florínea